Jornada de Psicologia da Moda para Consultoras de Imagem

Um curso que vai te oferecer instrumental técnico para ofertar atenção à auto percepção e imagem pessoal de uma forma inédita no mercado. Muito se fala sobre a importância da autoestima, mas pouco se veem intervenções com real aprofundamento e embasamento teórico-científico. A Psicologia da Moda chega para suprir essa demanda com estudos científicos e conceitos que mudam o paradigma da forma como temos lidado com a imagem pessoal e com a moda!

Psicologia da Moda: o que é isso?

Que a moda está para além das roupas e que elas comunicam coisas ao nosso respeito não é nenhuma novidade. Que a imagem pessoal está diretamente relacionada com nossa autoestima também não.

A intenção da Psicologia da Moda, enquanto disciplina, é ir além da compreensão sobre o que as roupas dizem a nosso respeito, para compreender o comportamento humano através da moda e da construção da imagem pessoal, de maneira a usar essas ferramentas para fins de produção de maior bem estar e saúde emocional.

Embora teóricos de moda e cultura falem sobre o significado das roupas e da moda e como interpretamos esses significados através da aparência há bastante tempo, a Psicologia tem um histórico de negligenciar essas questões, que estão diretamente relacionadas ao comportamento humano e que, na verdade, envolvem complexos e subjetivos processos psicológicos.

Entretanto, nas últimas décadas, esse cenário vem mudando e observamos o crescente interesse e estudos científicos nessa, ainda recente, disciplina de psicologia aplicada denominada Psicologia da Moda.

A consciência social em relação aos problemas que a indústria da moda gera está aumentando, juntamente com o interesse por uma vida com mais bem estar e por formas de consumo mais conscientes e sustentáveis.

Questões de saúde mental continuam a ser um problema crescente em todo o mundo. E pesquisas indicam que a imagem pessoal é o maior eliciador de processos de vergonha que desencadeiam ansiedades, angústias, depressões e nos casos mais graves distúrbios de imagem e alimentares.

Dessa maneira a Psicologia da Moda está preocupada com a percepção sensorial, atenção, memória, criatividade, comunicação e os comportamentos envolvidos na construção da imagem pessoal ao longo do nosso ciclo vital e da relação de indivíduos com a indústria da moda.

Na Jornada você verá ferramentas práticas, embasadas teoricamente pela Psicologia da Moda, Terapias Comportamentais Contextuais, Psicologia do Desenvolvimento, entre outras, que auxiliarão em intervenções junto às questões relacionadas a autopercepção, imagem pessoal, insatisfação corporal, etc.

Além, é claro, de compreender o conceito central dessa disciplina, Cognição Indumentária, e formas de aplicá-lo na sua prática profissional.

Psicologia da Moda na Consultoria de Imagem

De maneira geral, a Psicologia da Moda aplicada na Consultoria de Imagem busca capacitar as consultoras para modificar e aperfeiçoar comportamentos e hábitos relacionados ao vestir e se apresentar visualmente ao mundo.

A psicologia faz isso capacitando consultoras para desenvolverem uma profunda compreensão da influência recíproca entre a moda e o comportamento humano para, enfim, usar a moda como um veículo para aumentar o bem estar, retirando, assim, a consultoria de imagem da engrenagem que alimenta a insatisfação corporal e objetificação da mulher

Isso implica em uma atuação em três frentes:

IMAGEM CORPORAL

Compreender as diferenças entre os componentes da nossa percepção corporal e a importância deles na saúde mental de indivíduos para trabalhar o vestir esse corpo de maneira ética, promovendo saúde e satisfação!

VESTIR PARA O BEM ESTAR

Inverter a lógica do vestir ostentatório (para demarcar posições de poder, status e classe – a lógica das primeiras impressões) para um vestir que, sem desconsiderar as variáveis sociais, esteja voltado para a autossatisfação e bem estar acima de tudo!

Isso implica em conhecer a noção de bem estar psicológico, voltado para a funcionalidade dos comportamentos e não para a simplista busca de prazer e evitação da dor.

Além de compreender o que são valores pessoais, para além da concepção do senso comum, de maneira a promover um vestir guiado por valores

Nosso bem estar pode ser ainda mais elevado ao viver o que Seligman chama de uma vida significativa. E uma vida significativa é uma vida guiada pelos nossos valores.

Portanto, um vestir significativo também o será!

PERSONALIDADE

Infelizmente, na tentativa de dar credibilidade a consultoria de imagem, tem muita coisa por aí andando na contramão da psicologia mais atual e científica!

De fato, as roupas, como qualquer outro objeto, se tornam parte de nossa identidade, mas não é tão simples assim e, qualquer tentativa de categorização, vai na contramão do que a psicologia mais atual e moderna mostra.

As razões intuitivas são atrativas, mas ao mesmo tempo em que encorajam a discussão sobre esses e outros conceitos psicológicos, existe, comumente, uma falta de sustentação científica nesses argumentos. Por mais sedutor e simplificador da vida que possam parecer, essas tentativas de categorizar tipos de personalidade e estilos de comportamento, não é bem assim que a nossa identidade/personalidade é formada.

É lugar da Psicologia capacitar profissionais a respeito da formação de identidade com bases científicas, respaldando eticamente a atuação de consultoras em prol de uma sociedade mais saudável emocionalmente!

Depoimentos de quem já experimentou

Cronograma de Aulas

Em breve será divulgado o cronograma da próxima turma!

Supervisões

Após conclusão das aulas cada aluno deverá realizar o atendimento completo a um cliente real, no prazo de 90 dias.

Os atendimentos a esse primeiro cliente serão supervisionados. As supervisões acontecerão em grupo, através de plataforma online, quinzenalmente.

Totalizando 5 encontros em um intervalo de 90 dias.

Cronograma de Supervisões

Em breve será divulgado o cronograma da próxima turma!

Certificação

O certificado será entregue somente mediante o cumprimento das seguintes etapas:

  • concluir 100% da carga horária do curso;
  • atendimento completo a 1 cliente, com apresentação de estudo do caso em até 90 dias após a finalização da etapa presencial;
  • entrega do formulário de avaliação do processo, a ser preenchido pelo cliente e pela aluna;
  • participação mínima em 75% nas supervisões online (2 faltas permitidas)

A Jornada é direcionada para profissionais de moda em geral, consultoras de imagem e psicólogos.

Valores e Condições de Pagamento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.