Gossip Girl - Blair fazendo compras

Como manter o guarda-roupa dentro do orçamento

Existem muitos mitos quando o assunto é moda e orçamento. Ao contrário do que muita gente acredita por aí não é preciso ter um guarda roupas gigantesco ou repleto de roupas de marca para estar bem vestida e pronta para enfrentar qualquer desafio.

E nada melhor do que uma pessoa entendida do assunto finanças pra nos ajudar a desfazer alguns desses mitos, não é mesmo? Foi por isso que eu convivei a Babi do Cuide da Sua Bolsa para falar um pouquinho pra gente sobre consumo consciente.

Inclusive eu estou fazendo uma consultoria financeira com ela e estou amando! Mas isso será assunto para outro post. Enquanto isso aproveitem as dicas valiosas da Babi:

“Muito se fala sobre Consumo Consciente, termo que estamos vendo a todo momento e em vários lugares. Mas, afinal de contas, o que é consumir de maneira consciente?

Compre menos, escolha melhor.
Compre menos, escolha melhor.

Consumir de maneira consciente é adquirir bens, desde recursos naturais a bens de consumo, de forma que não exceda as suas necessidades. Nosso foco neste post será o de ensinar e dar algumas ideias de como consumir roupas da melhor maneira. Estando sempre na moda, obedecendo o seu estilo, e claro, sem gastar muito!

Não quero de maneira alguma fazer você se privar de todos os prazeres e supérfluos da vida. Quero ensinar que sabendo comprar e escolher de maneira consciente você pode ter um guarda roupa repleto de opções.

Aí vão algumas dicas para consumir melhor:

Será que preciso de algo novo?

Não compre na tentação de que algo está em promoção, ou porque aquela é a última peça, ou porque a vendedora falou que caiu divinamente em você. Pense em quantas vezes você irá utilizar aquela peça e se ela combina com o restante do seu guarda roupa. E o mais importante: fuja dos shoppings durante a TPM ou momentos de tristeza, lá não é o melhor lugar para afogar suas mágoas!

Antes de comprar algo novo, organize o seu armário

Closet Organizado
Closet Organizado

Essa é uma boa alternativa para os dias que você não tem nada para fazer! Antes de se jogar no primeiro shopping, faça aquela faxina no guarda roupa, separe tudo que você já não usa há algum tempo e que não vai reaproveitar e doe para uma instituição de caridade. Faça um compromisso consigo mesma e doe uma peça para cada roupa nova que comprar, dessa forma você evita o acumulo de supérfluos e de coisas que não usa e vai conservar apenas a quantidade necessária de roupas no seu armário.

Antes de descartar alguma peça veja se ela pode ser consertada

Pessoa costurando
Recicle suas roupas

É sempre bom ter por perto o telefone de uma boa costureira. Quando enjoar da roupa, busque alternativas como tingir ou transformá-la em algo novo. Se for preciso, solicite um ajuste ou outro que julgar necessário. Se realmente enjoou daquela peça, tente fazer alguma troca com suas amigas ou então procure um brechó (olha o enjoei aí pra facilitar a nossa vida!). Tem muita coisa bacana nesses lugares! Você pode se surpreender!

Fuja das roupas “modinha”

Aposte em peças coringa e de qualidade, que irão servir por muito tempo. Compre as roupas do seu tamanho, não se engane comprando peças que irão te servir apenas quando você emagrecer ou depois de alargar. Muito cuidado ao comprar sem experimentar e tenha muita atenção com compras pela internet, prefira por lojas online que lhe ofereçam a opção de troca.

Autoconhecimento

Uma dica muito valiosa é: “se conheça melhor”. Quando você realmente conhece seu corpo, identifica seu estilo, fica muito mais fácil comprar de maneira inteligente e assertiva. A economia que você faz surpreende e você descobre que um armário abarrotado nem sempre significa ter tudo que precisa para se vestir bem.

Se possível procure a consultoria de um especialista, um Consultor de Imagem Pessoal. Esse profissional vai te ajudar a escolher as peças certas e a usar de acordo com seu estilo, cor da pele e tipo físico. Vale a pena o investimento! O retorno é garantido!

piggy-bank-1446874_1920(1)

Espero que tenham gostado do post!

Beijos,

Babi.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *