Consultoria de Imagem X Re-forma Visual: 5 diferenças!

É muito comum as pessoas enquadrarem a Re-forma Visual na categoria “consultoria de estilo/imagem”. O que não deixa estar, em parte, correto!

Quando surge algo novo é natural que nosso cérebro busque enquadrar esse novo em alguma categoria já conhecida. Isso facilita, e muito, a nossa compreensão das coisas e o nosso aprendizado.

A Re-forma Visual é uma consultoria/treinamento. Mas seu lugar é dentro da Psicologia. Fashion Psychology não é um nome/slogan que eu criei para fins de Marketing!

E é desafiador compreender onde encaixar essa nova proposta. Até eu às vezes tenho dificuldades para explicar isso de maneira clara para as pessoas. Por isso resolvi escrever esse artigo com 5 diferenças entre Consultoria de Imagem e Re-forma Visual.

1 – TEORIA / FORMAÇÃO

 Primeiramente é preciso esclarecer que Re-forma Visual NÃO É coaching!

O método Re-forma Visual é embasado por uma disciplina da Psicologia que aplica seus saberes, conhecimentos e práticas para tratar de questões ligadas à imagem pessoal, auto imagem e do imenso campo da moda e seus efeitos no comportamento humano.

Para entender melhor o que é Fashion Psychology leia AQUI. E se você é Psicólogo tem conteúdo exclusivo AQUI e AQUI

O formato do trabalho segue a linha da consultoria/treinamento que precisa apresentar, necessariamente, as seguintes etapas:

– Diagnóstico: aqui é onde mapeamos e descobrimos o problema do cliente;

– Definição do problema: é aqui que se define o objetivo a ser trabalhado;

– Plano de intervenção: onde é traçada a estratégia e os passos para solução do problema,

– Ação: é a hora de colocar o plano de intervenção em prática. É aqui que o trabalho assume, pelo menos no método Re-forma Visual, uma característica de treinamento, com muitas tarefas, exercícios e ferramentas que objetivam promover reflexão e, acima de tudo, MUDANÇA COMPORTAMENTAL.

A consultoria de imagem também segue, à sua maneira, essa estrutura. A grande diferença está no alicerce teórico que faz com que (apesar da estrutura de consultoria de imagem seguir essa mesma lógica) as etapas de trabalho, a profundidade do trabalho executado e a formação do profissional que executa o trabalho sejam diferentes.

Para trabalhar com Psicologia é preciso, antes de mais nada, ser Psicólogo! O trabalho de Consultoria de Imagem tem um impacto na autoestima, e até certo limite, no comportamento. Porém não há nenhum pré-requisito para se tornar Consultor de Imagem. Já quando falamos de técnicas e práticas psicológicas é preciso sim ter o diploma em Psicologia. Do contrário é exercício ilegal da profissão.

2 – IMAGEM MENTAL

Noah Buscher via Unsplash

A maior diferença, justamente em função do que foi explicado no ponto anterior, é que o no método Re-forma Visual trabalhamos em primeiro lugar a sua Imagem Pessoal a nível mental/psicológico.

Se a nossa imagem é reflexo da nossa personalidade, dos nossos valores e do acontece conosco internamente, nada mais coerente do que organizar a estrutura interna da casa primeiro, antes de reformar a fachada, né não?

Para isso, trabalhamos (através de recursos terapêuticos) a autoimagem, a autoestima, nossa relação com a moda, com as roupas, nossas referências internas e externas, objetivos (de imagem e de vida), valores pessoais, as autorregras que criamos sobre como devemos/queremos ser vistos (elas podem ser um grande problema se forem inadequadas à nossa realidade e objetivos, ou quando causarem sofrimento), etc.

O trabalho é verdadeiramente mais profundo e demanda do cliente o compromisso com um mergulho, normalmente nada fácil, em si mesmo.

3 – LOCAL DE ATENDIMENTO

Estamos falando de um trabalho bastante delicado e sério, que vai ao âmago de quem você é, da sua intimidade. É preciso que o ambiente onde ele seja realizado seja seguro e acolhedor emocionalmente além de, obviamente, SIGILOSO.

E essa é uma das grandes diferenças pra Consultoria de Imagem. Os primeiros momentos e atividades são realizados em consultório psicológico. Onde as ferramentas terapêuticas podem ser usadas com toda segurança e privacidade previstas pelo Código de Ética da Psicologia.

É claro que passamos pelas etapas de análise de coloração e silhueta, guarda-roupas e lojas, mas perto de tudo o que é feito isso é mero acabamento. A grande transformação acontece mesmo antes disso tudo!

4 – DURAÇÃO

Di_An_h via Unsplash

A duração média de uma consultoria de imagem é de 1-2 meses, com possibilidade de contratações futuras para manutenção da estratégia. Já no método Re-forma Visual o trabalho dura entre 4-6 meses.  E a intenção é que, a medida que a vida e suas prioridades mudem, você seja capaz de, com os (auto) conhecimentos adquiridos, ser capaz de adequar sua estratégia de imagem pessoal independentemente.

5 – RESULTADO

Foto enviada por cliente Re-forma Visual

Falei ali em cima sobre mergulho. E o resultado não poderia ser outro que o emergir de um poder pessoal que muitas (se não todas) as clientes nem imaginam que possuem. De uma autenticidade tão real que é leve, sem esforço, prazerosa. Muito mais do que a transformação da sua imagem, mas de todos os aspectos da sua vida impactados por ela (ou seja, TODOS ELES!). Veja só o que algumas clientes e ex-clientes dizem ser a maior entrega da Re-forma Visual:

“Não se trata apenas de ‘mudar o look’. É uma análise profunda sobre a imagem. Adaptar-se ao ambiente profissional. Seu trabalho é de reforma visual, mas que busca realmente reconhecer o ‘eu’ de cada pessoa. Isso, sob o meu ponto de vista, torna o processo real e duradouro. Sendo essa sua maior entrega em um projeto.”

***

“Relacionar conceitos da psicologia para embasar nossa expressão corporal através da vestimenta, da maquiagem, das cores.”

***

“Para mim o mais interessante e significativo é o fato de não ser um trabalho superficial de moda, envolve objetivos, desenvolvimento e maturidade emocional e profissional, postura diante das situações, autoconhecimento, entre outros. Então o que mais valorizo é a base da Psicologia usada para o cliente entender quem ele é, e não só como deve se vestir.”

***

“Técnicas necessárias para mudar minha aparência interna e externa. Alto poder de leitura, diferencial na estrutura do trabalho, que trás um acompanhamento completo, mas com simplicidade.”

2 comentários em “Consultoria de Imagem X Re-forma Visual: 5 diferenças!”

  1. Oi Débora!
    Sou Ellen Fiuza, Psicóloga formada em 2017.
    Sempre me encantei por esse mundo da consultoria e desde então busco conhecimento para conciliar as duas áreas e fazer o que eu amo.
    Você da cursos, palestras ou algo do tipo para profissionais de psicologia que querem se especializar nessa área?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.