“Existe uma estrada que liga o olho ao coração que não passa pelo intelecto” G.K. Chesterton
Essa é a estrada da primeira impressão!
Primeira Impressão
Se você chegou até aqui achando que imagem pessoal é bobagem senta aí que nós vamos desconstruir alguns pré-conceitos!
Existem diversas pesquisas que comprovam o impacto da primeira impressão em nossas vidas. Eu vou apresentar os dados de uma dessas pesquisas, que na minha opinião são muito impactantes.
Em 2005, pesquisadores de Princeton selecionaram fotos, em preto e branco para não haver nenhum tipo de influencia que não estive sob controle, do rosto de candidatos ao Senado e Câmara dos Representantes dos Estados Unidos dos anos de 2000, 2002 e 2004.
Eles mostraram essas fotos para voluntários e pediram para que eles avaliassem a sua competência apenas com base em uma rápida olhada nas fotos. Nenhuma outra informação, como nome, estado civil, formação, absolutamente nada, fora fornecida aos voluntários.
O resultado? Os candidatos avaliados como os mais competentes haviam vencido 72% das eleições ao Senado e 67% das eleições da Câmara!
Em 2006, eles resolveram refazer o experimento, com um diferencial: ele foi realizado ANTES das eleições. O resultado foi ainda mais surpreendente: o experimento foi capaz de prever o resultado das eleições!!!!!!!
Os candidatos votados como mais competentes venceram 72% das eleições para o Senado!
Um Décimo de Segundo
Uma outra pesquisa liderada pelo psicólogo Alexander Todorov aponta que a primeira impressão é processada em nosso cérebro em aproximadamente 1 décimo de segundo!
Isso é mais rápido do que o seu pensamento!
Daí Chesterton, aquele cara da primeira frase do texto, afirmar que existe uma estrada que liga o olho ao coração sem passar pelo intelecto.
Nós processamos uma primeira impressão antes mesmo de pensarmos sobre ela. Quando você se pega pensando acerca do que achou sobre determinada pessoa, já era! A primeira impressão já fora gravada!
Confiabilidade, Competência, Atratividade
Essa mesma pesquisa aponta que os indicadores mais influenciados pela primeira impressão são confiabilidade (o quanto você julga uma pessoa confiável) e competência!
Por sua vez, o indicador “atratividade”, muito importante nas nossas relações afetivas, é o que o nosso cérebro processa mais rapidamente, talvez em um tempo até menor que um décimo de segundo.
Aquela amiga chata… Ops!… Legal!
Sabe-se que essa informação fica armazenada em nosso cérebro para sempre! Porém os cientistas ainda não descobriram exatamente onde isso acontece. O que sabemos é que uma primeira impressão uma vez registrada não pode ser apagada, mas é possível ressignificá-la!
Sabe aquela amiga que quando a gente viu pela primeira vez já foi logo achando que devia ser a maior chata, metidinha? Mas como o tempo a gente vai se conhecendo melhor, percebe que não é bem assim e até acabamos virando super amigas? Aí um dia você vira pra ela e diz: você é super legal, mas quando eu te vi naquele dia achei que você era super chata!
As primeiras impressões são sempre assim. Se você é essa pessoa que passa uma primeira impressão de chata você será sempre aquela pessoa legal que eu pensei que fosse chata!
Uma piscada
Por isso a nossa imagem pessoal é tão importante. Ela é o seu primeiro cartão de visitas e já está transmitindo informações valiosíssimas à seu respeito antes mesmo de você ter a chance de pensar em falar alguma coisa!
Uma imagem pessoal alinhada com quem você realmente é, seus valores e seus objetivos de vida tem o poder de transmitir uma primeira impressão assertiva que é capaz de abrir portas num piscar de olhos, literalmente!
Você provavelmente está aí se perguntando porque isso acontece. Bem, se não estava, agora está! Rsrsrsrsr
Cérebro Visual
Acontece que nosso cérebro é dividido em várias regiões e, eu espero que você tenha prestado atenção às aulas de ciências, essas partes não se desenvolveram todas ao mesmo tempo ou, ainda, por iguais!
Nós temos muito mais habilidade em reconhecer e decodificar informações visualmente, porque essa parte do nosso cérebro é mais antiga e portanto mais desenvolvida, do que através da linguagem, que por sua vez é a área mais recente, em termos de desenvolvimento, do nosso cérebro.
E é exatamente por isso que às vezes não entendemos algo que está sendo dito, mas se temos uma imagem para ilustrar as coisas ficam bem mais compreensíveis. Porque muitas vezes é preciso desenhar, sim!
Sendo assim, a comunicação não verbal exerce um papel fundamental em nossas vidas e nas nossas relações. Afinal, como eu já disse aqui, estamos aqui para criar vínculos e nos relacionar. Estamos interagindo com outras pessoas o tempo todo, passando e tendo primeiras impressões constantemente!
E a nossa imagem pessoal possui outros aspectos, além das roupas que vestimos, que são super importantes para uma boa primeira impressão. E é aqui que passaremos para o próximo texto… em breve!*
.
.
.
.
.
.
.
*acompanhe nossas redes sociais para não perder nadinha 😉
2 thoughts on “Primeira impressão: seu cartão de visita mais importante”