Um curso que vai te oferecer instrumental técnico para ofertar atenção à auto percepção e imagem pessoal de uma forma inédita no mercado. Muito se fala sobre a importância da autoestima, mas pouco se veem intervenções com real aprofundamento e embasamento teórico-científico. A Psicologia da Moda chega para suprir essa demanda com estudos científicos e conceitos que mudam o paradigma da forma como temos lidado com a imagem pessoal e com a moda!
Psicologia da Moda: o que é isso?
Que a moda está para além das roupas e que elas comunicam coisas ao nosso respeito não é nenhuma novidade. Que a imagem pessoal está diretamente relacionada com nossa autoestima também não.
A intenção da Psicologia da Moda, enquanto disciplina, é ir além da compreensão sobre o que as roupas dizem a nosso respeito, para compreender o comportamento humano através da moda e da construção da imagem pessoal, de maneira a usar essas ferramentas para fins de produção de maior bem estar e saúde emocional.
Teóricos de moda e cultura falam sobre o significado das roupas e da moda e como interpretamos esses significados através da aparência há bastante tempo. Entretanto, embora a discussão seja atrativa, ao mesmo tempo em que encoraja a discussão sobre esses e outros conceitos psicológicos, existe, comumente, uma falta de sustentação científica nesses argumentos
A consciência social em relação aos problemas que a indústria da moda gera está aumentando, juntamente com o interesse por uma vida com mais bem estar e por formas de consumo mais conscientes e sustentáveis.
Questões de saúde mental continuam a ser um problema crescente em todo o mundo. E pesquisas indicam que a imagem pessoal é o maior eliciador de processos de vergonha que desencadeiam ansiedades, angústias, depressões e nos casos mais graves distúrbios de imagem e alimentares.
Na Jornada você verá ferramentas práticas, embasadas teoricamente pela Psicologia da Moda, Terapias Comportamentais Contextuais, Psicologia do Desenvolvimento, entre outras, que auxiliarão em intervenções junto às questões relacionadas a autopercepção, imagem pessoal, insatisfação corporal, etc.
Além, é claro, de compreender o conceito central dessa disciplina, Cognição Indumentária, e formas de aplicá-lo na sua prática profissional.
Quero me Inscrever!
Psicologia da Moda na Consultoria de Imagem
De maneira geral, a Psicologia da Moda aplicada na Consultoria de Imagem busca capacitar as consultoras para modificar e aperfeiçoar comportamentos e hábitos relacionados ao vestir e se apresentar visualmente ao mundo.
A psicologia faz isso capacitando consultoras para desenvolverem uma profunda compreensão da influência recíproca entre a moda e o comportamento humano para, enfim, usar a moda como um veículo para aumentar o bem estar, retirando, assim, a consultoria de imagem da engrenagem que alimenta a insatisfação corporal e objetificação da mulher
Isso implica em uma atuação em três frentes:
IMAGEM CORPORAL
Compreender as diferenças entre os componentes da nossa percepção corporal e a importância deles na saúde mental de indivíduos para trabalhar o vestir esse corpo de maneira ética, promovendo saúde e satisfação!
VESTIR PARA O BEM ESTAR
Inverter a lógica do vestir ostentatório (para demarcar posições de poder, status e classe – a lógica das primeiras impressões) para um vestir que, sem desconsiderar as variáveis sociais, esteja voltado para a autossatisfação e bem estar acima de tudo!
Isso implica em conhecer a noção de bem estar psicológico, voltado para a funcionalidade dos comportamentos e não para a simplista busca de prazer e evitação da dor.
Além de compreender o que são valores pessoais, para além da concepção do senso comum, de maneira a promover um vestir guiado por valores
Nosso bem estar pode ser ainda mais elevado ao viver o que Seligman chama de uma vida significativa. E uma vida significativa é uma vida guiada pelos nossos valores.
Portanto, um vestir significativo também o será!
PERSONALIDADE
Infelizmente, na tentativa de dar credibilidade a consultoria de imagem, tem muita coisa por aí andando na contramão da psicologia mais atual e científica!
De fato, as roupas, como qualquer outro objeto, se tornam parte de nossa identidade, mas não é tão simples assim e, qualquer tentativa de categorização, vai na contramão do que a psicologia mais atual e moderna mostra.
As razões intuitivas são atrativas, mas ao mesmo tempo em que encorajam a discussão sobre esses e outros conceitos psicológicos, existe, comumente, uma falta de sustentação científica nesses argumentos. Por mais sedutor e simplificador da vida que possam parecer, essas tentativas de categorizar tipos de personalidade e estilos de comportamento, não é bem assim que a nossa identidade/personalidade é formada.
É lugar da Psicologia capacitar profissionais a respeito da formação de identidade com bases científicas, respaldando eticamente a atuação de consultoras em prol de uma sociedade mais saudável emocionalmente!
Quero me inscrever!
Cronograma de Aulas
Supervisões
Após conclusão das aulas cada aluno deverá realizar o atendimento completo a um cliente real, no prazo de 90 dias.
Os atendimentos a esse primeiro cliente serão supervisionados. As supervisões acontecerão em grupo, através de plataforma online, quinzenalmente.
Totalizando 5 encontros em um intervalo de 90 dias que acontecerão em 2023.
Certificação
O certificado será entregue somente mediante o cumprimento das seguintes etapas:
- concluir 100% da carga horária do curso;
- atendimento completo a 1 cliente, com apresentação de estudo do caso em até 90 dias após a finalização da etapa presencial;
- entrega do formulário de avaliação do processo, a ser preenchido pelo cliente e pela aluna;
- participação mínima em 75% nas supervisões online (2 faltas permitidas)