Os 7 estilos universais

Quando falamos sobre estilo pessoal costumamos seguir algumas referências. Existem o que se chamam de estilos universais. São referências que nós usamos para dizer sobre os gostos pessoais de cada pessoa no que diz respeito ao modo de se apresentar visualmente.

E é engraçado perceber como essa estrutura, de referências básicas, se assemelha muito à algumas coisas da psicologia! Mas isso é uma conversa pra outra hora.

É importante dizer que esses tais estilos universais, que são sete, não conseguem representar uma pessoa por inteiro, por si só. Nós somos muitas, desempenhamos papéis diferentes ao longo de um mesmo dia, que dirá ao longo de uma vida inteira. E além disso tudo, gostamos de coisas diferentes.

Tudo isso pra dizer que o estilo pessoal de cada uma de nós é formado por um mix muito particular desses estilos universais. Cada uma de nós tem uma base, que representa 80% aproximadamente do nosso estilo, e transita no restante dos 20% por outros estilos em menor proporção.

Essa base normalmente é formada por um ou dois estilos e as referências menores podem variar muito. E como nós também mudamos ao longo da vida, não seria diferente com nosso estilo pessoal. Na verdade é pouco provável que você faça alguma mudança muito radical, mas a forma como você vai transitar entre os estilos que compõem o seu estilo pessoal acompanha as suas mudanças e evoluções pessoais.

Não raro os estilo pessoais  são compatíveis com nossas personalidades e nossos objetivos. E é muito lindo ver nossas clientes fazendo essa descoberta e percebendo como nosso estilo pode nos ajudar de maneira muito poderosa a chegarmos onde queremos na vida!

Pra descobrir essa mistura única e especial de cada uma, nós analisamos várias informações em conjunto com a aplicação de um teste que em breve estará disponível para vocês por aqui!

Mas agora vamos ver um pouquinho sobre cada um deles?

Casual

fotos de três looks no estilo casual
Via Google

Aqui as palavras de ordem são: conforto e praticidade! Esse é um estilo mais básico e natural. Um visual com pouca ou nenhuma maquiagem. Tecidos extremamente confortáveis e que possibilitem muita liberdade de movimentos. As cores também costumam seguir a mesma linha: neutras. Geralmente são pessoas mais informais e comunicativas.

Sofisticado

3 looks no estilo sofisticado
Via Google

Para esse estilo a prioridade é adequação. Aqui se preza pelo refinamento, pela sofisticação e pela qualidade. A aparência deve ser impecável, mas sem ser careta. Os tecidos são finos, as cores neutras, o caimento perfeito. Vemos muito monocromático e minimalismo aqui. Gostam dos blazers bem cortados, das calças compridas que alongam o corpo, de sapatos de qualidade e por aí vai. A maquiagem é suave, mas impecável. E o cabelo tem um corte chique e bem cuidado. São pessoas mais formais que costumam ter uma aparência elegante e opinião forte. Normalmente querem ser vistas como bem sucedidas.

Tradicional

3 looks no estilo tradicional
Via Google

Esse estilo é bem parecido com o anterior. A prioridade ainda é adequação. A diferença é que aqui a formalidade é levada muito mais a sério! Geralmente são pessoas mais tradicionais e com dificuldades para arriscar/inovar. A palavra de ordem é discrição! Cores sóbrias, cortes convencionais, tecidos mais encorpados e que não marquem o corpo. São pessoas que não se preocupam com a moda, o importante é estar elegante, adequada e discreta.

Romântico

3 looks no estilo romântico
Via Google

No estilo romântico temos uma imagem ultra feminina e que objetiva atrair a atenção masculina de maneira delicada e doce. Vemos nesse estilo muitos laços, babados, tecidos ultra fluidos, estampas florais, cores pastéis. Muitos vestidos e saias, saltos, cabelos longos e cintura bem marcada. Costumam ser pessoas bastante acolhedoras, gentis e delicadas. É o estilo que transmite mais acessibilidade!

Sexy

3 looks no estilo sexy
Via Google

Já o estilo sexy é uma versão mais mulherão! Aqui se objetiva domínio e poder. Vale dizer que esse é um estilo muito carregado de pré-conceitos! O sexy não precisa de maneira alguma ser vulgar! As mulheres que normalmente carregam esse estilo costumam ser bastante decididas, superconfiantes, corajosas, fortes e exuberantes. Exalam um poder pessoal muito único e nada vulgar! Muito pelo contrário, é possível ser sexy com muita, mas muita classe! Aqui temos caimentos mais ajustados ao corpo, recortes, fendas e muito salto. Tecidos mais encorpados e couro em pontos estratégicos. As cores são fortes, como o preto e estampas de animal print. O cabelo costuma ser ousado, repicado e com luzes.

Moderno

3 looks no estilo moderno
Via Google

É um estilo que prioriza o impacto. São pessoas independentes, formadoras de opinião, antenadas e que querem ser reconhecidas por uma presença marcante. É um estilo mais contemporâneo e muito influenciado pela arquitetura. Aqui temos muita geometria, seja em cortes ou estampas. Os acessórios costumam ser grandes e imponentes. As cores são fortes e mais fechadas como preto, cinza, vermelho, branco, etc. Os cabelo é bem urbano e assimétrico. Há também uma preocupação com a qualidade dos tecidos. São pessoas que passam uma mensagem autoconfiante, dominadora, poderosa, sofisticada, moderna, segura, firme, severa, contemporânea. Mas em excesso é um estilo que pode transmitir distanciamento, frieza, intimidação e inacessibilidade.

Criativo

3 looks no estilo criativo
Via Google

É o estilo mais excêntrico de todos. Não a toa é chamado de criativo! Aqui também temos como objetivo o impacto. Só que nesse estilo isso é alcançado de maneira mais desproposital. Isso porque as pessoas que carregam esse estilo são por natureza mais originais, criativas e excêntricas. Esse estilo é conhecido pela mistura de cores (que são mais vibrantes), tecidos, cortes, estampas, vale de tudo! É bastante artístico e transmite muita alegria. O objetivo aqui é se divertir no processo de se vestir e não conquistar aprovação ou admiração. O impacto é alcançado porque é impossível passar despercebido com tanta inovação!

Pra finalizar…

Vale lembrar que essas descrições são bem extremadas para fins didáticos. No dia-a-dia ninguém segue apenas um desses estilos à risca. O que nós fazemos é aproveitar um pouquinho do que mais nos apetece de cada um deles para criar nosso próprio estilo pessoal. Por isso: não se prenda a definições! Como a gente sempre diz: bonito mesmo é ser você mesma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *