Imagem pessoal, linguagem corporal e o cérebro humano: o poder das CRENÇAS!

                                                 Nada torna uma mulher mais bonita do que a própria crença de ser bonita. – Sophia Loren

Nossa imagem pessoal é formada por outros elementos, além das nossas roupas. Entre eles eu acho importante falar sobre dois que são de extrema importância. A nossa postura, ou nossa linguagem corporal, como queira chamar, e… as nossas crenças!

Presença + Postura = Crenças

 

Como assim?

Comunicação Não Verbal

Primeiro, é importante assinalar que esses dois elementos podem ser incluídos em uma categoria chamada COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL. Isso quer dizer que são informações que transmitimos sem precisar falar sobre elas.

Muito é dito sobre como nossa comunicação não verbal afeta as pessoas com quem interagimos, a nossa primeira impressão é uma delas.

Porém, a grande sacada aqui é que essa comunicação influencia o nosso próprio comportamento. E essa constatação nos leva diretamente para o conceito de CRENÇAS!

Muitas mulheres que me procuram, pra não dizer todas, tem problemas com as crenças que alimentam acerca de si mesmas.

O que são crenças?

Crenças são aquelas “verdades” sobre nós mesmas em que acreditamos e que acabam por moldar nossos comportamentos.

Aquilo que eu acredito sobre mim define quem eu sou

E quando entramos para o mundo da imagem, da nossa aparência e da nossa autoestima essas crenças acabam tendo um peso muito grande sobre nossas vidas. Você pode ler mais sobre isso aqui e aqui!

Seu corpo muda sua mente

Já é amplamente difundida a ideia de que a nossa mente muda o nosso corpo.

Mas tão importante quanto, é sabermos que NOSSO CORPO MUDA A NOSSA MENTE!

Nossos corpos mudam nossa mente, nossa mente muda nossos comportamentos, nossos comportamentos mudam nosso destino

Veja bem, a sua imagem muda, e muito, a forma como você se vê. Isso é concreto, afinal você está vendo uma imagem refletida no espelho. Logo se você muda essa imagem você passa a se enxergar de uma maneira diferente.

A gente não se sente instantaneamente melhor, mais bonita, mais confiante e até mais bem humorada depois de uma bela produção? E nem precisa de muita coisa, às vezes uma ida à manicure ou design de sobrancelha já são capazes de mudar o nosso dia, não é mesmo?!

Três amigas andando na rua
Via Google

Isso acontece porque quando manipulamos esses elementos não verbais e mudamos aquilo que de fato enxergamos, isso altera a nossa mente, e a forma como pensamos a respeito de nós mesmas.

E quando eu digo isso, estou extrapolando o campo das ideias. Amy Cuddy é Psicóloga e pesquisadora sobre linguagem corporal em Harvard. Ela aponta que esses elementos não verbais alteram a fisiologia do nosso cérebro.

Confie em si mesma

Pessoas mais confiantes e poderosas tendem a apresentar níveis mais altos de testosterona e níveis mais baixos de cortisol. Amy identificou determinadas posturas corporais observadas em pessoas mais confiantes e poderosas. Essas posturas se reproduzidas por qualquer pessoa, durante um intervalo mínimo de dois minutos, são capazes de mudar esses componentes (a testosterona e o cortisol), aumentando o nível de confiança dessa pessoa.

Amy Cuddy Fazendo power pode no TED2014
Amy Cuddy at TED2014 – Via Google

Quando você muda, você passa a se ver diferente e isso altera a sua mente e a forma como você pensa a respeito de si mesma. Por sua vez, essa nova maneira de se ver e de pensar sobre si mesma irá alterar o seu comportamento.

Se em curtos períodos de tempo (apenas 2 minutos) é possível fazer uma alteração dessas, imagine fazer isso com consistência e propósito?

Agora, imagine se esse trabalho com a sua imagem pessoal é realizado paralelamente com o questionamento de crenças limitantes e a construção de crenças mais positivas? Ele se torna muito mais poderoso!!!

De frente pro espelho

Porque se você se vê, no real, ali na frente no espelho, com mais confiança, fica mais fácil de acreditar e introjetar essas novas crenças!

Mulher de frente pro espelho
Via Unsplash

É a mesma coisa que se colocar de frente ao espelho, toda descabelada, e ficar repetindo que você está lindamente penteada! Lembre-se que nosso cérebro visual é mais desenvolvido que o linguístico. Se você colocar os dois para trabalharem a seu favor a conclusão é uma só: o céu não será o limite para o seu sucesso!

Empodere-se

Por isso que eu digo com tanta segurança que imagem pessoal e moda podem sim ser altamente empoderadoras!

Use a sua imagem para configurar o seu cérebro e REVELAR A MELHOR VERSÃO DE SI MESMA! Repita o processo até que você se torne quem você deseja ser e isso esteja internalizado! Essas características normalmente já estão aí dentro, você só precisa olhar pra elas com um pouco mais de fé e permitir que elas apareçam!

Mulher na praia de braços abertos para o nascer do sol
Via Unsplash

E se você precisar de ajuda pra fazer tudo isso é só me chamar! Eu terei o maior de prazer de tomar um cafezinho com você e conversarmos melhor sobre tudo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *