COM QUE COR EU VOU? DESCUBRA A MENSAGEM QUE CADA COR PASSA NO SEU LOOK!

Você veste sempre as mesmas cores? Fica em dúvida sobre qual cor usar, ou qual é mais apropriada para cada ocasião? Quer dar aquele toque de cor no look, mas fica com medo de passar a mensagem errada?

Seus problemas acabaram! Porque hoje eu vim falar com você sobre as mensagens que as cores passam no seu look.

MENSAGENS DE COR E HUMOR

Pra começar, você sabia que você pode usar as cores para expressar sua PERSONALIDADE, comunicar seus objetivos e transmitir mensagens de estilo? Pois é! Tudo isso é possível, além de também podermos usá-las para realçar ou disfarçar a silhueta.

Mas voltando para as cores… Elas tem grande impacto (talvez o mais importante!) na nossa imagem, em como somos vistos. A primeira informação transmitida pela nossa roupa é a COR. De todos os elementos que compõem um look a cor é responsável pelo primeiro e maior impacto. Isso quer dizer que independente das formas, das linhas, dos tecidos, dos acessórios, das estampas, entre outras coisas, a cor é o primeiro elemento que é percebido na aparência.

E as cores possuem diversos significados simbólicos que são altamente importantes na comunicação visual. E, é justamente por isso, que elas são altamente eficientes na transmissão de mensagens de estilo. O que isso quer dizer? Que você pode usar as cores para comunicar quem você é, qual seu estilo, seu humor, seus objetivos, e um montão de outras coisas. Legal não é?

  04fd48f85a4364ac0767b0745d75327b

E, além de tudo isso, as cores influenciam (e muito!) nossos estados mentais. Você já percebeu que as pessoas ficam mais alegres e animadas em dias ensolarados e que dias nublados e chuvosos parecem nos convidar para introspecção, ficar em casa, quietinho, em baixo das cobertas?

Pois bem, eis um exemplo de como as cores mexem com nossas emoções. E sabendo disso você pode montar looks com cores que vão equilibrar o seu humor ou até mesmo dar um up naqueles dias em que a gente acorda mais pra baixo.

O SIGNIFICADO DE CADA COR

VERMELHO: cor da energia e da paixão. Transmite excitamento, urgência, sensualidade e confiança. É ótimo para ser usado quando precisamos nos sentir mais seguras e confiantes ou, ainda, de uma dose extra de energia para terminar a semana ou concretizar alguma tarefa mais difícil e cansativa.

ROSA: a cor do amor. Passa gentileza, simpatia e aflora a feminilidade. Pode transmitir mais delicadeza e inocência ou mais criatividade e ousadia conforme o tom varia do mais claro para o mais escuro, respectivamente.

AZUL: é uma cor muito usada por escolas e empresas pois é relacionada a lógica, a ativação mental, produtividade e sucesso. Transmite confiança, ordem, credibilidade, calma, limpeza, foco e segurança. Muito boa para ser usada em reuniões de trabalho, por exemplo.

PRETO: a cara da sobriedade! Transmite credibilidade, força, poder, profissionalismo (não é à toa que é a cor oficial dos ternos!) e precisão. Quando usada em excesso pode passar uma imagem de distanciamento e frieza.

BRANCO: é a cor ideal para temperaturas pouco amenas (alô verão!), pois além de proporcionar a sensação física de leveza e frescor, em função de ser uma cor que reflete a luz, ela também transmite essas mensagens (de clareza, limpeza, frescor e simplicidade) na comunicação visual. É uma cor bastante democrática e compõe desde looks mais despojados, com a carinha do verão, até produções super sofisticadas como as composições total white. Pode também ser usada em pontos estratégicos para trazer leveza e sofisticação para um look mais pesado e formal.

CINZA: em cima do muro! O meio termo entre o preto e o branco. Aquela cor curinga que transmite sobriedade e leveza no mesmo pacote!

VERDE: por estar correlacionada à natureza é uma cor que transmite, calma e naturalidade. Nas roupas passa uma imagem de criatividade e imaginação. Aquela pessoa ousada que sai de casa com uma calça verdona!

AMARELO: é a cor da alegria! Transmite energia, dinamismo, juventude, positividade e é ótima para dar aquela levantada no humor. Nem todo mundo fica bem de amarelo (como descobrir as cores certas para mim?) e tem também quem queira usufruir dos benefícios dessa cor sem ter que usar uma peça inteirinha amarela. Para estes dois casos eu sugiro utilizar acessórios (cintos, bolsas, sapatos, lenços e o que mais a imaginação permitir) criando pontos de cor no look.

LARANJA: Transmite mensagens parecidas com o amarelo. Criatividade, dinamismo, energia, juventude, entusiasmo. No nosso cérebro a cor laranja ativa o sistema de recompensa que é responsável pelas sensações de prazer e por estimular a repetição de experiências prazerosas. Em função disso, é uma ótima cor para ser usada quando queremos implementar alguma mudança. Também pode ser usado em pontos de cor se você não fica tão bem de laranja ou não quer vestir uma peça inteira dessa cor.

ROXO: Assim como o rosa, a mensagem que essa cor transmite varia muito conforme o tom. Quanto mais claro for, mais docilidade ele transmitirá. Nesse sentido estará relacionado com espiritualidade e misticismo transmitindo calma, conforto e tranquilidade. Em tons mais escuros e fortes transmite força e requinte.

ACESSÓRIOS

Os acessórios também entram na brincadeira transmitindo mensagens de elegância e sofisticação, principalmente se eles forem metalizados como o ouro e a prata. Quanto mais brilhante mais forte é a mensagem de luxo e sofisticação.

joias
via polyvore

COMO COMBINAR CORES E MONTAR LOOKS

Agora que você já sabe a mensagem que cada cor transmite preste bem atenção para aprender direitinho como utilizá-las para comunicar o que você deseja!

Primeiramente, quanto mais colorido for o look mais informal ele será e, consequentemente, quanto menos cor mais formalidade o look transmitirá.

bhjg img-setjhb

Cores mais intensas e coloridas transmitem mensagens de descontração, informalidade e ânimo. São boas para expressar alegria, energia, dinamismo, criatividade, liberdade e ousadia.

Já as cores mais neutras passam mais formalidade, elegância e discrição. São boas para transmitir credibilidade, segurança, competência, força. E já que estamos falando de elegância vale dizer que looks monocromáticos representam o auge da elegância, transmitindo mensagens de sofisticação mesmo em composições mais casuais.

monocromatico-tendencia-2016

E se você estiver com aquele date marcado pode optar por uma imagem sexy, romântica ou doce sem ser bobinha.

Para transmitir uma imagem mais sexy e poderosa (#mulherão) opte por composições em blocos de cores. Cores mais fortes como vermelhos, laranja, roxos, pinks, que são tons que chamam a atenção e transmitem sensualidade e segurança (#destemida).

vhjv

Mas muito cuidado, que o exagero nos contrastes pode transmitir uma mensagem de distanciamento, rigidez e intimidação. E não é esse objetivo, certo?

Veja bem:

Pouco ou médio contraste entre cores transmite proximidade, abertura, leveza. Ideal se você quer ser vista como uma pessoa acessível, simpática, gentil.

Muito contraste inspira distância, rigidez, sobriedade, assertividade, força. E você pode acabar transmitindo uma imagem antipática, arrogante e inacessível.

Se você faz a linha mais romântica use e abuse de tons mais claros e suaves para transmitir delicadeza, feminilidade e fragilidade. Não precisa ficar presa ao rosa!

xc

Agora, se você quer passar uma imagem acessível e doce, sem ser melosa e ingênua, vá com uma mescla de cores claras e pequenas porções de tons neutros, escuros e intensos fazendo pontos de cor.

nmn

A mistura no formato contrário (maior parte neutra, escura e intensa com pontos de cores suaves e claras) transmite uma imagem forte com toques de suavidade. Perfeita para aquela pessoa que sabe ser assertiva sem ser grossa ou que quer passar uma imagem mais formal sem parecer inacessível ou antipática.

SUA VEZ…

Agora está bem mais fácil escolher que cor usar quando for sair de casa, certo? Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer composições bacanudas com toda essa informação de cores, eu separei 5 dicas que podem te ajudar.

Quem ainda assim tiver medo de ousar nas cores pode apostar em acessórios coloridos para fazer pontos de destaque no look e deixá-lo mais interessante.

E se você é a musa da sobriedade vale lembrar que a combinação entre cores neutras (como branco, cinza, bege nude e preto), deixa o look super interessante e sofisticado sem perder a seriedade. E o melhor: essas misturas são praticamente isentas de erro, por isso se jogue!

1 pensamento em “COM QUE COR EU VOU? DESCUBRA A MENSAGEM QUE CADA COR PASSA NO SEU LOOK!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *