Círculo Cromático

CÍRCULO CROMÁTICO: O QUE É E COMO USAR

Muito prazer, círculo cromático. Seu novo melhor amigo!

Essa ferramenta simples vai mudar o jeito como você encara o seu guarda-roupa e te transformar em uma profissional de combinação de cores! Use e abuse!

O QUE É O CÍRCULO CROMÁTICO

O círculo cromático é formado por 12 cores, sendo 3 primarias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Círculo-cromático
Via google

As cores primarias são o amarelo, o vermelho e o azul. Essas são cores puras, que não se fragmentam. Todas as outras cores serão formadas a partir destas.

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias.

Cores Primárias e Secundárias
Via google

E, por último, as cores terciárias são formadas pela mistura das cores secundárias com as cores primárias.

Saturação

A partir dessas 12 cores uma infinidade de outras cores pode ser criada. Lembrando que quanto mais mistura houver em sua composição menos saturada será essa cor e, ao contrário, quanto menos mistura de cores, quanto mais pura ela for, mais saturada será essa cor.

Um jeito bem fácil de você identificar isso é que as cores com alta saturação são mais fortes, mais intensas e mais luminosas. Por sua vez, as cores com baixa saturação são mais esmaecidas.

Escala de saturação
Escala de Saturação

A saturação, por sua vez, também interfere na mensagem que a cor transmitirá através de um look. Cores de baixa saturação transmitem mais sutileza, elegância. Cores de alta saturação carregam mais emoção e transmitem mais ousadia e extroversão.

Temperatura

Além disso, as cores também tem uma característica de temperatura, sendo divididas entre cores quentes e cores frias.

Cores quentes e frias
Via google

As cores quentes transmitem mensagens de extroversão e são dilatadoras, ou seja, elas tendem a aumentar a superfície que colorem. Portanto é uma boa utilizá-las em partes do corpo que você queira destacar.

Já as cores frias, como o próprio nome indica são a vertente oposta e transmitem mensagens de discrição. Além disso, elas são cores de contração, ou seja, tendem a diminuir a superfície que colorem. Por isso são boas aliadas para dar aquela sensação de emagrecimento e para disfarçar áreas para as quais não queremos chamar atenção.

COMO USAR O CÍRCULO CROMÁTICO:

Agora que você já conhece o círculo cromático é hora de aprender a usá-lo. Existem quatro formas de você utilizá-lo que eu quero te ensinar hoje:

1 – Tom sobre tom

Essa forma de utilizar o círculo cromático vai te ajudar a compor os tais looks monocromáticos (eu já falei sobre eles aqui). É bem simples, veja bem! Basta você fazer combinações utilizando uma mesma cor ou variações de saturação de uma mesma cor.

Círculo cromático
Via google

Esses tipos de combinações rendem looks elegantes e que alongam a silhueta (#magra #alta). E aqui você pode optar por transmitir mensagens de mais ousadia ou mais sutileza brincando com a escolha das cores e de saturação, tudo isso sem perder a elegância e sofisticação. (Leia mais sobre mensagens das cores aqui)

2 – Combinações entre cores análogas

As cores análogas são vizinhas no círculo cromático e portanto muito parecidas. E em função dessa semelhança ela podem ser usadas para compor looks em degradê.

Círculo cromático - cores análogas
Via google

Aqui você pode optar por usar cores que estão lado a lado no círculo ou, ainda, cores que estão separadas por uma cor. Essas combinações geram pouco contraste e estão associadas a mensagens de elegância, porém trazendo no pacote mais jovialidade do que as composições monocromáticas.

3 – Combinações entre cores complementares

As cores complementares são opostas no círculo cromático, logo formam combinações de alto contraste que transmitem mensagens de informalidade, ousadia e criatividade. Essas combinações criam looks casuais e modernos.

Círculo Cromático - cores complementares
Via google

4 – Combinações em tríades:

A combinação em tríade é uma outra forma de combinar cores complementares. O princípio é o mesmo e as mensagens que esses looks transmitem também se relacionam a informalidade, ousadia e criatividade. Como já vimos aqui quanto mais cor um look tiver mais informal ele é, e essas são combinações super impactantes.

Círculo Cromático - TRÍADE

DICA EXTRA

Na hora de montar looks com o conceito color blockig (já falei sobre ele aqui) o círculo cromático vai ser um super aliado. E nesse sentido ele é bem versátil, pois você pode montar um color blocking usando combinações de cores análogas, complementares ou em tríades. Olha só:

círculo cromático - color blocking
Via google

Vale lembrar aqui que a escolha da quantidade de cores que você vai utilizar vai determinar parte da mensagem que você irá transmitir. Lembre-se: quanto mais cores você adicionar à um look mais casual ele será e no sentido oposto, quanto menos cores, mais formal ele será.

Em uma escala de informalidade e ousadia, do menos para o mais criativo e ousado, temos:

1 – Duas cores análogas

Look rosa e vermelho
Via google

2 – Duas cores complementares

look cores complementares
Via google

3 – Três cores

color block
Via google

4 – As cores certas

E para potencializar ainda mais o seu poder de combinação de cores, existe a ANÁLISE DE COLORAÇÃO PESSOAL (post em breve), que objetiva descobrir quais são as cores que mais te valorizam! Essas cores tem o poder de te deixar mais bonita e de rejuvenescer até 10 anos! Isso mesmo, você não leu errado… DEZ ANOS!!!!

Não é mágica, bruxaria, nem charlatanismo! É pura ciência de coloração e tom de pele.

As cores certas iluminam seu rosto, valorizam seus traços, disfarçam olheiras e manchas e te deixam com a aquele rubro de pessoa saudável e descansada!

E a partir do momento que você sabe quais cores te favorecem elas devem te guiar na hora de comprar e combinar roupas tornando esses processos muito mais fáceis e aumentando (e muito!) o custo-benefício do seu guarda-roupa!

Quer saber mais sobre essa plástica sem bisturi? Assine nossa newsletter pra não perder esse post!

4 pensamentos em “CÍRCULO CROMÁTICO: O QUE É E COMO USAR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *