COLORAÇÃO PESSOAL: AS CORES CERTAS PARA VOCÊ!

A análise de coloração pessoal é tão importante porque a cor é um dos elementos mais impactantes da sua imagem pessoal. De todos os elementos que compõem um look a cor é responsável pelo MAIOR IMPACTO EMOCIONAL! E, portanto, tem enorme influência na primeira impressão que transmitimos!

Justamente pela sua alta carga emocional, as cores são um importante elemento de expressão da nossa personalidade, do nosso humor, de nossas intenções, desejos e etc.

E, afinal, o mais importante de ser dito, é que as mensagens transmitidas pela nossa imagem pessoal e pelas cores que escolhemos usar influenciam não só quem nos vê, mas também o nosso próprio estado mental.

Você já percebeu que as pessoas ficam mais alegres e animadas em dias ensolarados e que dias nublados e chuvosos parecem nos convidar para introspecção, ficar em casa, quietinho, em baixo das cobertas, alguns até com um certo mal-humor?

Assim sendo, esse é um exemplo de como as cores mexem com nossas emoções. Elas são extremamente eficazes em influenciar nosso humor, nossa disposição e nosso desempenho!

AQUI tem um artigo falando um pouco mais sobre as mensagens que cada cor transmitem! Porém, mais importante do que saber o que cada cor transmite é saber harmonizar essas cores com a nossa beleza natural e com os nossos objetivos. Aí sim estamos falando de comunicação visual estratégica e focada em resultados! 

Beleza Natural

foto de mulher sem maquiagem
Via Unsplash

A genética é realmente uma ciência maravilhosa! Todos nós nascemos com uma estrutura genética única e é o nosso DNA que determina a cor da nossa pele, dos nossos olhos, cabelo, unhas, etc.

Esse mix de cores naturais, nossa beleza natural, é totalmente harmônico! Assim sendo, todos nós já nascemos com as cores que melhor se harmonizam e que nos oferecem o melhor benefício! Todos nós, sem exceção, viemos de fábrica com nossas caraterísticas originais já dentro na nossa cartela de cores pessoal.

Mas o que é essa cartela de cores pessoal?

É uma seleção de cores, que podem ser usadas em roupas, acessórios, tintura de cabelo, maquiagem, etc, que melhor harmonizam com nossas características naturais.

foto de cartela de cores pessoais primavera verdadeira em cima de tecidos coloridos
Cartela de Cores Pessoais

E por que essa harmonia é tão importante?

Quando você utiliza em sua imagem pessoal cores que harmonizam com a sua beleza natural, a aparência se torna mais iluminada, saudável, rejuvenescida. Em contrapartida, quando as cores são usadas sem ter em vista essa harmonia, podemos aparentar cansaço, envelhecimento e nos tornarmos apagadas.

A Análise de Coloração Pessoal

Quando falamos em descobrir quais são as cores que harmonizam melhor com nossa beleza natural muitas pessoas cometem o equívoco de achar que estamos falando das cores em si. Mas não se trata de descobrir se você pode ou não usar essa ou aquela cor específica. Em síntese, as cores possuem características como intensidade, saturação, temperatura, contraste… e, na verdade, são essas características que estamos procurando. Se você já leu o post sobre círculo cromático você já sabe um pouco mais sobre cada uma dessas características. Se ainda não leu, recomendo que o faça!

A nossa beleza natural também tem essas características. Podemos ter a pele mais clara com cabelos e olhos escuros e intensos, fazendo um alto contraste entre esses elementos. Portanto as cores que melhor harmonizarão com você são justamente as mais intensas e contrastantes.

Podemos também ter a pele clara com cabelos loiríssimos platinados e olhos claros, fazendo pouco contraste entre esses elementos. E isso quer dizer que, semelhantemente, cores mais suaves, delicadas, claras e pouco contrastantes harmonizarão melhor com a sua beleza natural.

O método sazonal expandido

O método sazonal expandido é a técnica mais recente para descobrirmos as cores que compõem a beleza natural de cada pessoa e assim definirmos qual cartela de cores melhor harmoniza com essa beleza.

As cartelas de coloração pessoal:

São 12 cartelas pessoais com características distintas e muitas possibilidades:

Inverno Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, vivas, fortes e coloridas. Uma beleza forte e marcante.

Verão Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, claras, leves e frescas. Forte influência de rosados mais suaves e elegantes.

Primavera Verdadeira (Pura ou Quente): cores quentes, alegres, luminosas, claras e com influência do amarelo. Gosto de falar que essas pessoas tem uma beleza solar!

Outono Verdadeiro (Puro ou Quente): cores quentes, terrosas e intensas, com influência do vermelho.

Outono Profundo: cores quentes, profundas e vibrantes. Tons terrosos mais profundos que os da cartela outono verdadeiro. Aqui as cores são um pouco mais intensas e escuras.

Inverno Profundo: cores frias, profundas, com bastante influência do azul e do rosa. Aqui as cores são mais intensas e escuras que na cartela inverno puro.

Verão Claro: cores claras, luminosas, alegres, aveludadas e elegantes. É uma cartela de tendência fria.

Primavera Clara: aqui as cores são mais quentes, mas também claras e luminosas, com bastante frescor.

Outono Suave: as cores aqui são terrosas e quentes, porém mais suaves e com menos saturação. São cores mais naturais, calmas e elegantes.

Verão Suave:  é uma cartela com muita influência de cinza. As cores são mais esmaecidas como se tivessem uma película acinzentada. Aqui as cores são mais frias, suaves, foscas, opacas e aveludadas. É uma cartela de uma elegância bastante delicada e refinada.

Primavera Intensa/Brilhante: cores intensas, com bastante brilho (algumas chegam ao neon) e influência de cores vibrantes como turquesa e verdes.

Inverno Intenso/Brilhante: nessa cartela as cores também são intensas e vivas, mas têm um aspecto um pouco mais fechado que traz uma elegância com mais força. Influência do azul e rosa em tons mais limpos e vibrantes.

Como eu descubro qual é a minha cartela pessoal?

foto de realização de análise de coloração pessoal em cliente
Análise de Coloração Pessoal

No método Re-forma Visual eu utilizo a metodologia sazonal expandida. O teste de cores é realizando usando tecidos que representam cada uma das 12 categorias, fazendo, dessa maneira, um estudo comparativo entre as características naturais da cliente e as características de cada categoria.

Enfim chegamos ao resultado quando  encontramos a categoria que denota no rosto da cliente os seguintes benefícios: uniformização do tom de pele, aumento do viço e da luminosidade, intensificação da coloração de lábios e olhos, redução do aspecto de manchas, vermelhidões e marcas de expressão, etc.

Esses benefícios são alcançados quando utilizamos nos elementos da nossa imagem pessoal cores com as mesmas características da nossa beleza natural. E como resultado de todos esses efeitos muitos costumam chamar a utilização da análise de coloração pessoal de “plástica sem bisturi”.

A análise de coloração pessoal dura cerca de 1 hora e você já sai sabendo qual é a sua cartela pessoal com todas as cores de roupas, acessórios, maquiagem e cabelo que melhor harmonizam com a sua beleza natural.

AQUI tem um vídeo antigo, caseiro, editado pela habilidosa (sqn) pessoa que vos escreve! Não é um espetáculo youtubístico mas dá para vocês verem como a análise de coloração é feita!

E se eu não gostar da minha cartela?

Não é nenhum fim do mundo! E, pode acreditar, acontece com alguma frequência. Em síntese isso acontece porque às vezes as características da nossa cartela pessoal não estão alinhadas como nossos objetivos de vida/comunicação e estilo pessoal. Por isso é tão importante receber orientação profissional.

Pois é possível usar cores que não estejam na nossa cartela sem prejudicar a nossa beleza natural. Existem estratégias de correção de cores que nos ajudam muito nesses momentos.

Um exemplo são as cores branco e preto, que muita gente acredita serem universais. Mas, pelo contrário, estão presentes em apenas algumas poucas cartelas. Porém, com algum conhecimento e técnica, é possível continuar usando elas e ainda valorizando a sua beleza natural.

Ficou com vontade de fazer a sua análise de coloração pessoal?

Os atendimentos de análise de coloração são EXCLUSIVAMENTE PRESENCIAIS e acontecem em São Paulo/SP e em  Belo Horizonte/MG.

Se você é de São Paulo, eu estarei na cidade, com agenda aberta para atendimentos, nos dias 15 e 16 de agosto/2019.

Basta clicar aqui para receber um orçamento e agendar o seu horário:

SÃO PAULO – 15 E 16 DE AGOSTO

Já se você quer realizar o seu atendimento em Belo Horizonte/MG basta clicar aqui para receber um orçamento e agendar seu horário:

BELO HORIZONTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.