COMBINAÇÃO DE CORES: 5 DICAS PODEROSAS

Eu já falei aqui sobre como as cores transmitem mensagens de estilo e como a forma como escolhemos usá-las fala muito sobre a nossa personalidade. Acontece que muita gente tem dificuldades para coordenar cores. Tá cheio de gente por aí doida pra colocar mais cor no dia-a-dia, mas sem saber como. Se você já sabe de cor e salteado as mensagens de cada cor, mas ainda não sabe como usá-las vem comigo que esse texto é pra você amiga!

1 – Tons Neutros

Aquela combinação certeira que garante sofisticação no ato! Os neutros, principalmente os mais claros, estão super em alta. E, justamente, por serem neutros, eles são super atemporais. Transitam bem em todas as estações, garantindo frescor no verão, elegância no inverno e praticidade o ano inteirinho. A prova de que é possível transmitir mensagens de discrição e elegância sem ficar “boring”

Então, vamos começar do começo… O que são neutros?

Os neutros clássicos, que todo mundo conhece, são o branco, preto e as tonalidades de cinza.

Blusa Cinza, Legging Preta e Acessórios
Ph: Heyder Magnus

Porém o que muita gente não sabe é que outras cores (como azul, vinho e verde) também podem ser neutras. Como assim? É que todas as outras cores podem ser neutras, conforme o subtom. Eu explico! São neutros os subtons afetados pelo preto e pelo branco, o que deixa as cores com uma tonalidade mais fraca, o que não necessariamente quer dizer mais clara, entendido?

O fundamental de entender é que os neutros são cores de baixa intensidade e reflexo, e transmitem pouca energia. São cores mais sóbrias e “apagadinhas”.  Olha só alguns exemplos:

Look Claros
via pinterest

Agora que você entendeu o que são neutros tá fácil né?! Então bora exercitar a combinação entre neutros pensando fora da caixinha do combo preto/branco que todo mundo já faz com os pés nas costas!

Degradê em tons de cinza (também se encaixa no monocromático)

Degradê cinza - foto camila coelho
Via google

Vinho com bege/branco

Blusa Vinho, Calça Beige e Acessórios
Ph: @alexayalafotografo Look: @usejardin Acessórios: @juaraujobijus

Bege e branco

Look Bege e Branco
Via pinterest

Marinho e preto

cropped preto e saia marinho
Via pinterest

Marinho e branco

Blusa branca com colete branco, calça marinho
Ph: @alexayalafotografo
Look: @usejardin
Acessórios: @juaraujobijus

Vinho e azul

Look vinho e azul
Via pinterest

Verde e marinho

Look Verde e Marinho
Via Pinterest

Marrom (a.ka. camelo)

Look marrom e branco
Marrom/Branco via pinterest
Look Marrom/Preto
Marrom/Preto via pinterest
Degradê Marrom
Degradê Marrom via Pinterest

2 – Monocromático

Essa é outra combinação que é garantia de elegância  e sofisticação. O trucão aqui é que usar uma cor só da cabeça aos pés deixa a gente mais longilínea (#alta #magra). E quando falamos de elegância nosso subconsciente já relaciona logo com figuras esguias e longilíneas. E é exatamente isso que a monocromia faz pela gente 😉

Pode não parecer, mas o monocromático é bem versátil. Você pode usar a mesma cor, no mesmo tom, da cabeça aos pés:

Monocromático Preto
Via pinterest

A mesma cor em tons diferentes. O famoso tom-sobre-tom:

Look monocromático jeans
Ph: Heyder Magnus

 

O importante aqui é não fazer contraste nem quebra de cor no meio da silhueta. E para não escorregar da monocromia para a monotonia, faça uso de acessórios, texturas e formas.

3 – Pontos de Cor

A ideia aqui é trazer um samba pro look e deixar ele menos monótono. E para isso vamos utilizar, principalmente, os ACESSÓRIOS e TERCEIRA PEÇA.

Há diversas formas de fazer pontos de cor e contraste em uma composição e tudo vai depender de qual mensagem você quer passar.

Em composições mais sóbrias e neutras, pontos coloridos agregam irreverência e jovialidade sem perder elegância e sofisticação.

Look braco com lenço colorido
Via pinterest

Na situação oposta, pontos de cores neutras, sóbrias e mais escuras acrescentam um toque de confiabilidade e discrição em looks mais ousados e irreverentes.

db64d8a5fe614b04ad628e8c13060365

 

4 – Color Blocking

Ao contrário do monocromático, aqui a regra é fazer CONTRASTE e QUEBRA DE COR!

Como o próprio nome diz, essa dica é sobre fazer composições em blocos de cores mais vivas, que transmitem mais energia. É o tipo de composição que passa mensagens de ousadia, criatividade, irreverência e modernidade.

color-block
Via google

Se você está tonta com tanta cor e já pensando: “Socorro, como que eu vou misturar todas essas cores sem ficar baranga?!”, aqui vai uma colher de chá que, inclusive, já nos leva à próxima dica: o círculo cromático!

Circulo-Cromático
Via google

5 – Círculo Cromático

O círculo cromático é uma ferramenta mágica que nos ajuda, e muito, na hora de montar looks pra lá de interessantes. E, por isso mesmo, há um montão de outras informações sobre ele que não caberiam neste post. Então eu decidi fazer um post todinho sobre ele, para você aprender a usar todo o poder dessa ferramenta mais que amiga! Confere aqui ó!

2 pensamentos em “COMBINAÇÃO DE CORES: 5 DICAS PODEROSAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *